Após uma vitória convincente por 4-0 frente ao Estrela da Amadora na 19.ª jornada da I Liga, o treinador do Benfica, José Mourinho, não poupou elogios aos jovens talentos que mostraram o seu valor em campo. A estreia oficial de Anísio Cabral, que entrou aos 84 minutos, foi marcada por um golo que selou a vitória, e a atuação de Daniel Banjaqui, também campeão mundial sub-17, não passou despercebida.
Mourinho não hesitou em afirmar a sua confiança nas capacidades de ambos os jogadores: “Posso dizer que esperava que tanto um como outro [Daniel Banjaqui e Anísio Cabral] tivessem nível para jogar na primeira equipa do Benfica. Obviamente que quis dar descanso a vários jogadores que têm muitos minutos, só não posso dar a todos porque não tenho a segurança de que todos eles tenham ‘réplicas’ prontas a jogar.” O treinador reconheceu que, enquanto Banjaqui trouxe velocidade e qualidade ofensiva à equipa, a entrada de Cabral foi igualmente previsível: “O Anísio não me surpreendeu a mim nem a nenhum dos jogadores da primeira equipa que o tiveram nestes últimos dois treinos, porque não engana. Estou obviamente muito contente pelos dois e o [significado do] minuto 84 não fazia ideia.”
A performance do Benfica foi caracterizada por uma primeira parte dominadora, embora não deslumbrante, em que a equipa criou várias oportunidades de golo. “Acho que é uma segunda parte muito bem conseguida. Uma primeira parte dominadora, sem jogar brilhantemente criámos duas ou três oportunidades muito boas de golo, principalmente a do Aursnes, que normalmente dá golo,” afirmou Mourinho. A dinâmica da equipa melhorou na segunda parte com a entrada de Barreiro, que trouxe maior pressão e velocidade nas transições: “Foi uma segunda parte bem conseguida. Objetivo conseguido, que era ganhar, o segundo era jogar bem e sem termos feito um jogo deslumbrante, foi um bom jogo.”
O ambiente no Estádio da Luz estava eletrizante, especialmente com a coincidência do golo de Cabral ocorrer no 84.º minuto, o mesmo que marca o aniversário do ícone Eusébio. Mourinho fez questão de realçar a importância deste momento simbólico, celebrando tanto a vitória como o desempenho das novas promessas do clube. Com esta vitória, o Benfica solidifica a sua posição na liga, deixando os adeptos ansiosos pelo que ainda está por vir nesta temporada.
Em suma, Mourinho continua a demonstrar a sua habilidade em integrar jovens talentos na equipa principal, mantendo o foco na vitória e na evolução do jogo. Com a confiança nas novas gerações, o futuro do Benfica parece promissor, e a expectativa por mais atuações brilhantes de Banjaqui e Cabral é palpável.
